segunda-feira, 29 de março de 2010

Sim, tu és o Deus vivo!


Meu Deus, meu Deus, afinal, quem és Tu?


Através destas páginas que somente de Ti cogitam,

como a todos que de Ti falaram, não me restam na mão

senão algumas gostas de orvalho...


Umas poucas gotas de orvalho poderão estancar a sêde da humanidade?


Meu Deus, meu Deus, quando de Ti eu digo que és o Imenso,

e Todo-Outro, o Todo-Poderoso, estas palavras a Ti aplicadas

parecem cascas de noz vazias..

Ajuda-me, porém, a ajoelhar-me em silêncio, a adorar-Te


E quando digo de Ti que és o Todo-Próximo, mais presente

que meu próprio nome, então meu Deus, percebo que a

realidade também neste ponto, ultrapassa infinitamente a

ficção das palavras.


Meu Deus, a Ti chamei o "Fogo": vem a mim, abrasar-me, amar-me.

E Tu és também o "Vento": possa arrebatar-me, penetrar-me, dominar-me,

que jamais eu diga: "Basta".


És a Montanha, santa, separada, inatingível,

e Tu o pastor, a buscar sem descanso a ovelha desgarrada.


Tu és o meu Deus, eu o sei,

Tu és o ser mais seguro neste mundo, sobre o qual não somente um,

não mil, milhões, porém, gerações sem fim, se podem apoiar,

- O que não falhará, jamais faltará.


Meu Deus, são tantos hoje os homens, a negarem sua miséria,

aparentando grandezas...

Por quê? - Porque não Te conhecem, porque confusamente percebem que,

se encarassem a própria miséria, seriam por ela triturados, e tragados ...


Eu, porém, Deus meu, porque sei que és, não receio afrontar meu nada,

porque Tu és maior que êle, e se meu coração me condena,

És maior que meu coração.


Meu Deus, és Imutável, não o Imóvel, mas o Imutável,

Aquele que não pode mudar para tornar-se melhor:

meu Deus, eis minha inconstância.

Tu és o Eterno, eu o fragmentado, as junturas de nosso tempo estalam

de todos os lados, parece-me, na tua presença sem fendas.


Tu és Aquele que é tudo,

eu quase nada,

e tudo que possuo, de verdadeiro, de claro, de leal,

és Tu quem, a cada instante, cria em mim.

E Tu podes tudo, bem o sei, até mesmo fazer-me grande...


De ninguém dependes e és Tu Aquele mais imediatamente acessível,

Tua porta é sempre aberta.

Deus meu, ternura infinita e viva, não uma idéia, mas Alguém!


(Trecho do livro: Procurei na Escuridão, Jacques Loew. Ed Paulinas, 1974)

2 comentários:

marcelo disse...

muito profundo ,uma bela palavra para os os irmãos que buscam nesse tempo de pascoa a converção para uma vida melhor em cristo.

Cris Oliver disse...

Meu anjo amado, que alegria ter vc aqui, comigo. Esse texto realmente é muito lindo e me traz a necessidades de dia a dia, repetirmos em nosso coração que Deus é o Senhor de tudo em nossa vida.. Bjinhus .. :D Paz e Bem!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...